Endereço
Av. Brasil, 2595 - Centro, Gov. Valadares - MG, 35020-070

Saúde e Segurança do Trabalho

O que é?

Segurança e Saúde no Trabalho –  SST é um conjunto de normas e procedimentos legalmente exigidos às empresas e funcionários visando prevenir doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e proteger a integridade física do trabalhador.

As empresas entendem a importância de atuar em prol da segurança e da saúde de seus colaboradores. No âmbito do conjunto de requisitos que precisam ser implementados, é possível citar ações como a criação de políticas de SST, organização, planejamento e avaliações periódicas dos colaboradores.

A importância da saúde e segurança no trabalho

Para auxiliar as indústrias do país a promoverem um ambiente de trabalho seguro e saudável com proteção e integridade a seus funcionários, a ENGESEG oferece diversos serviços às empresas, como diagnósticos, programas e laudos, assessorias e consultorias especializadas, cursos, capacitações / treinamentos, serviços de higiene ocupacional, atendimento médico ocupacional.

Relação entre Saúde e Segurança no trabalho

Programas de Segurança e Saúde no Trabalho nas organizações contribui para a manutenção da saúde do trabalhador e capacidade de dar sua contribuição social no trabalho, na comunidade e na família. Ações de SST também potencializam os resultados, reduzindo afastamentos de longo prazo e contribuindo para manutenção da capacidade laboral do trabalhador.

Dessa forma, a Saúde e Segurança no Trabalho pode ser entendida também como fator crítico de produtividade e competitividade na indústria brasileira.

Também é importante destacar que as empresas, ao atuarem proativamente para a promoção de segurança e saúde no trabalho vinculam-se ao bem-estar dos seus trabalhadores, atuando de acordo com as modernas atitudes de responsabilidade social corporativa.

Trata-se de práticas que aliam interesses e benefícios não só para os colaboradores, como para as empresas.
Em sentido oposto, a ocorrência de acidentes de trabalho acarreta danos sociais imediatos. O mais importante é o comprometimento da saúde e integridade física do trabalhador.

Riscos ocupacionais

As empresas são classificadas quanto ao risco das atividades econômicas que desempenham. O nível do risco das suas atividades são proporcionais  às características de produção de bens e serviços de cada ramo de atividade econômica.

Conhecer os fatores de riscos no trabalho que são mais comuns é o primeiro passo para garantir ambientes mais seguros. Os colaboradores de cada ramo econômico estão diariamente expostos a riscos que podem ser de caráter físico, químico, biológico, ergonômico e de acidente.

Os riscos ocupacionais devem ser devidamente gerenciados por meio da identificação, classificação, priorização, prevenção e  controle dos perigos. Esses perigos estão associados, por exemplo a fontes geradoras de ruídos,  vibrações, aerodispersóides, calor, levantamento de peso, queda por diferença de nível, queimaduras,  dentre várias outras possibilidades.

Pensando nisso, em 2021, entrou em vigor a revisão das Normas Regulamentadoras, em especial, a nova NR 01 que incorporou o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO).

Isso acabou gerando dúvidas, já que existia outro programa que tratava do mesmo assunto, o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos).

PGR e suas mudanças

Ao longo dos anos foi observado que diversas empresas estavam tendo dificuldades para lidar com riscos e saúde ocupacional. A gestão de riscos muitas vezes não acontecia pelo simples fato de a empresa não saber determinar quais são os riscos oferecidos em seu ambiente ocupacional.

Para melhorar a identificação e gerenciamento da saúde ocupacional, foi criado o GRO, Gerenciamento de Riscos Ocupacionais.

Trata-se de uma atualização da Norma Regulamentadora NR-01, mas também pode ser utilizada em conjunto com outras normas que tratam de assuntos relacionados. A NR-01, agora se chama Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais.

Antes, o PGR englobava uma série de ações, estratégias e documentos que visavam fazer o gerenciamento dos riscos ocupacionais e da saúde ocupacional. Agora, o GRO toma a frente e, embora faça basicamente as mesmas análises e levantamentos, alguns documentos, como o PPRA, não serão mais necessários.

O que é GRO?

GRO significa Gerenciamento de Riscos Ocupacionais. Trata-se de um novo parâmetro da NR-01 que vem para criar um método mais eficaz de identificação e gerenciamento de riscos dentro das empresas.

O que causa muita confusão é a questão do GRO em relação ao PGR. Um substitui o outro? Um complementa o outro? O PGR deixa de existir?

A resposta é que o GRO está contido dentro do PGR. Ou seja, o GRO é parte do Programa de Gerenciamento de Riscos. Quando a nova norma entrar em vigor, em 9 de Março de 2021 (exatamente 1 ano após sua publicação), ela invalidará o PPRA, que é, até então, um documento necessário para fazer a gestão dos riscos ambientais dentro da empresa.

O GRO possui um método próprio para a identificação e gestão de todos os possíveis riscos e perigos encontrados em ambiente ocupacional. Assim, o processo se torna mais simples e menos burocrático.