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Trabalhando em casa? Conheça 5 dicas de saúde para manter o bem-estar no home office

Trabalhando em casa? Conheça 5 dicas de saúde para manter o bem-estar no home office

O trabalho de home office tem sido cada vez mais comum nos dias atuais. E essa modalidade é benéfica tanto para a empresa que contrata a mão-de-obra quanto para o colaborador. Este, principalmente, tem o conforto de realizar o trabalho dentro de casa, sem precisar sair e se submeter a gastos com transporte ou combustível, além de enfrentar trânsito, tempo com deslocamento, entre outros problemas.

Mas o home office também exige cuidados pessoais do trabalhador, principalmente para manter a saúde física e mental em dia. A seguir, trazemos cinco recomendações de profissionais da medicina do trabalho para a saúde de quem trabalha em casa.

1. Mantenha uma rotina de horários

Uma das vantagens de se trabalhar em casa é a flexibilidade do tempo, mas isso só funciona quando se mantém uma rotina diária de horários. Adotar essa disciplina é importante para manter o foco e a organização das tarefas, mas também para cuidar da alimentação e da saúde. Supere o desafio de querer parar o tempo todo e de buscar alguma coisa na cozinha para comer. Faça intervalos periódicos e pré-estabelecidos entre o início e o fim do expediente.

2. Cuide do ambiente de trabalho

Assim como acontece em toda empresa, é importante o colaborador cuidar do ambiente de trabalho em casa com a mesma dedicação. Mantê-lo limpo, organizado, com mesas e cadeiras confortáveis e iluminação adequada são requisitos básicos que ajudam a melhorar a qualidade do home office e a diminuir as distrações. Sente-se sempre de forma adequada, com a coluna ereta, para evitar dores eventuais pelo corpo.

3. Atenção com a alimentação

Trabalhar em casa exige atenção em dobro com a alimentação. Isso porque a liberdade do home office pode ser um chamativo para consumir produtos pouco recomendados, como petiscos, fast-foods e doces. Troque esses alimentos por refeições saudáveis e equilibradas, e evite o excesso de sal e de açúcar. Outra recomendação é de manter a hidratação em dia. Mantenha uma garrafa de água por perto, e vá se hidratando de forma gradativa ao longo do dia.

4. Faça pausas periódicas

Ficar de frente para o computador é uma tarefa mais cansativa do que se imagina. Por isso, é importante fazer pausas periódicas durante o expediente, mesmo no home office. A cada uma hora, levante-se um pouco, caminhe pela casa por alguns minutos e alongue o corpo, de modo a auxiliar na circulação e evitar problemas de coluna.

5. Cuide da sua mente

Evidentemente, o maior cansaço de quem atua no home office é o mental. Por isso, cuidar da mente é um meio importante para manter uma rotina que alie eficiência no trabalho e qualidade de vida. Procure realizar exercícios de concentração e de equilíbrio emocional. Dê-se um tempo para o lazer, e mantenha-se em interação com outras pessoas. Um dos riscos que o home office pode proporciona é o vício de sentar-se à frente do computador e trabalhar em dias e horários que não condizem com os do expediente. Desconectar-se completamente das suas funções ajuda a descansar a mente e a manter a qualidade do trabalho.

É claro que há muitos benefícios em se trabalhar em casa, mas também há os desgastes físicos e emocionais. Colocando em prática essas orientações, o colaborador age na preservação da própria saúde, e sem prejudicar a demanda de trabalho. Vale lembrar também que o home office, no caso dos trabalhadores em regime de CLT, não faz escapar dos exames periódicos necessários. Eles, aliás, contribuirão para apontar se há algum problema que deve ser tratado de maneira preventiva para não comprometer a saúde.

Outro ponto que merece ser observado é que o home office não é uma modalidade que serve para qualquer trabalhador nem é um direito junto à empresa. Quem estabelece o local de trabalho é o empregador, e, ainda que seja aplicável, pode ocorrer de seu local ser na sede da empresa. Onde quer que se atue, a preservação da saúde deve ser tratada como prioridade absoluta por parte do empregador e deve ser uma exigência pelo empregado. Quem deve primar pela sua saúde e integridade física e mental é exatamente ele.

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