Endereço
Av. Brasil, 2595 - Centro, Gov. Valadares - MG, 35020-070

5 dicas para melhorar a performance dos colaboradores no trabalho

5 dicas para melhorar a performance dos colaboradores no trabalho

Manter o ambiente de trabalho funcional e adequado à alta performance dos colaboradores é um sonho que nem toda empresa consegue alcançar. Porém, ao contrário do que muitos empreendedores pensam, essa não é uma meta tão difícil de atingir. O primeiro passo é adotar ideias simples, que cuidam de garantir um ambiente organizado e saudável, contribuindo também para o bem-estar dos colaboradores.

Se a sua empresa sente dificuldades de implementar esse tipo de ambiente, siga a leitura. Vamos mostrar aqui como é importante criar espaços benéficos para a execução das tarefas e oferecer cinco dicas que vão ajudar a melhorar a performance dos colaboradores.

Por que criar um ambiente organizado e saudável?

Há colaboradores que conseguem ter algum tipo de organização somente no ambiente doméstico, em regime de home office. Mas na empresa isso também é indispensável. É muito importante criar esse tipo de ambiente porque permite melhorar o desempenho do colaborador, mas também ajuda a empresa a se prevenir contra os riscos de lesões e acidentes de trabalho. Lembre-se: um lugar totalmente organizado reduz a possibilidade de quedas, escorregões e outros acidentes que podem se transformar em problemas mais sérios para o colaborador e para a empresa.

Outra vantagem de um ambiente em boas condições de uso é que ele preserva a saúde mental e emocional dos colaboradores. Isso serve tanto para quem faz trabalhos remotos quanto para quem atua na própria empresa. A melhor forma de entender isso é imaginar um cenário oposto: um ambiente desorganizado, caótico, onde nada funciona exatamente bem, pode gerar ansiedade e estresse, comprometendo a saúde e a produtividade dos trabalhadores, afetando diretamente nos resultados da empresa.

Tudo isso contribui para a imagem da empresa junto aos próprios colaboradores, que desenvolvem suas funções com mais vigor, assumindo-se como parte de um projeto de construção do papel da empresa para a sociedade. Ou seja, investir na organização gera, ainda que indiretamente, resultados financeiros e sociais para a marca.

Diante disso, trazemos cinco dicas para criar e manter um ambiente organizado e saudável:

1. Promova a limpeza e a organização do ambiente

Promover a limpeza e a organização do ambiente é o primeiro passo para garantir a salubridade do local. Isto significa realizar uma faxina periódica e garantir que os móveis estejam bem organizados. De tempos em tempos, estimule o descarte de papéis sem utilidade, que se acumulam gradativamente, e deixe o ambiente mais agradável. Uma simples troca de lugar dos móveis ajuda a equipe a se envolver de uma maneira diferente com o lugar.

2. Reorganize a destinação de cada documento

Reorganizar a destinação de cada documento significa criar novos espaços ou cuidar do inventário já existente, melhorando a forma de armazenar os arquivos produzidos no ambiente da empresa. Se possível, dê abertura para que os colaboradores auxiliem nesse processo, uma vez que eles entendem bem as dificuldades de dar destinação correta a cada tipo de documento. Adote um novo método de etiquetagem para classificar os documentos. Cabe até uma boa dose de criatividade para facilitar o aprendizado de quem for usar o arquivo.

3. Transforme o espaço num ambiente agradável

Um ambiente agradável significa um lugar onde os frequentadores se sentem bem. Uma música mais leve, num volume que não tire a atenção dos trabalhadores, cores mais sutis e uma decoração mais atraente, com a presença de quadros e plantas ornamentais, por exemplo, são recursos que exigem baixo custo para implementação, mas que tornam o espaço mais agradável.

Se o lugar inevitavelmente lida com ruídos, a empresa é obrigada a fornecer aos colaboradores equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados. Mas isso não impede de torná-lo atraente. Pequenas mudanças podem ser suficientes para alterar a maneira com que o colaborador interage com seu ambiente de trabalho.

4. Incentive práticas saudáveis

Há muitas formas de incentivar os colaboradores a realizar práticas saudáveis, inclusive no trabalho. Que tal oferecer, uma vez por mês, trinta minutos de sessão coletiva de atividades físicas orientadas por um professor especializado? Ou o que acha de realizar uma dinâmica que estimule a leitura e a interação entre os colaboradores? Pequenas ideias como essas podem ser um grande incentivo para práticas saudáveis, gerando efeitos positivos na saúde física e mental do colaborador. Consequentemente, os níveis de felicidade dele no ambiente de trabalho crescem, tornando a boa performance mais convidativa.

5. Priorize o conforto

Priorizar o conforto significa manter um ambiente ergonômico, ou seja, adequado à postura correta dos colaboradores, conforme a função que desempenham. Cadeiras reclináveis e mesas na altura correta são dois exemplos importantes que devem ser considerados na produção de um ambiente organizado e saudável.

E isso, é claro, ajuda a evitar que o colaborador sofra com problemas físicos decorrentes da falta de ergonomia no local, devido a problemas de saúde mais sérios que o obrigam a se afastar temporariamente da função.

Conclusão

Resumindo, é muito importante que as empresas cultuem a construção de um ambiente de trabalho organizado e saudável, que estimule a produtividade do colaborador e o coloque em sintonia com sua saúde física e mental. Muitas vezes é possível promover grandes mudanças através de pequenas ações, inclusive a um baixo custo. Isso valoriza a imagem da empresa e provoca efeitos positivos interna e externamente, gerando, consequentemente, melhor performance financeira.

Nenhum comentário para mostrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *